Artigo

Terapia online: o que é e como funciona?

Por 14 de novembro de 2019Sem comentários

A partir de agora, basta alguns cliques para receber o apoio de psicólogos a distância e realizar sua psicoterapia de forma virtual

 A internet veio para facilitar nossas vidas, trazendo o controle de ações cotidianas para nossas mãos, e, também, agindo para aproximar pessoas e profissionais. Esta é, inclusive, uma novidade que acontece na psicologia, já que, agora, é possível realizar a psicoterapia de forma online.

A Resolução do Conselho Federal de Psicologia, publicada em 2018, autoriza que psicólogos realizem consultas virtuais com seus pacientes, sem limites de atendimento ou restrição de assuntos, sendo essa a atualização de uma Resolução anterior, que permitia apenas orientações psicológicas.

“A nova Resolução do CFP aprova as sessões psicológicas online, o que significa que nós, psicólogos, temos o aval para realizar os tratamentos pela internet, de curto ou longo prazo. Este atual cenário é muito positivo, pois torna possível um novo canal de atendimento, que chega a mais pessoas, seja onde elas ou o profissional estiverem. Este é um modo prático de acesso para o indivíduo e o psicólogo, além de ser muito confortável para o paciente, que é acolhido diretamente de sua casa, durante uma viagem ou em um local particular no trabalho”, levanta Gabriela Armond, psicóloga, psicanalista e responsável técnica do Psicologia24hs.

Confira o vídeo que preparamos sobre este tema e acesse mais informações abaixo.

Quando procurar terapia

Em um artigo anterior a esse, falamos sobre “Por que fazer terapia”, onde abordamos o que é e como funciona a psicoterapia, quem deve procurar por ela, quais desconfortos ou doenças podem ser tratados nas sessões e como escolher um profissional. Não deixe de acessar o texto para entender ainda mais sobre este universo ;). Entretanto, veja, abaixo, os principais sinais de que é o momento de se procurar ajuda através da terapia – seja para você ou para uma pessoa próxima:

  • Ao notar mudanças de comportamento, como tristeza, irritação, ansiedade, angústia, estresse e isolamento
  • Quanto não conseguir resolver problemas – simples ou não, e tiver dificuldade em tomar decisões
  • Ao sentir sintomas físicos do estresse, como dormir pouco e mal, perder o sono, tiver falta ou excesso de apetite
  • Quando pessoas do seu convívio reclamarem com frequência
  • Ao se sentir insatisfeito com os rumos da vida pessoal, profissional ou ambas

Como funciona a terapia online?

Como qualquer terapia presencial, a terapia online vai seguir o mesmo princípio, que é da palavra e da escuta. O paciente vai acessar a plataforma, escolher pelo profissional de seu interesse – com base no currículo e nas informações disponibilizadas por cada psicólogo de nossa equipe, e marcar a sessão, de acordo com o melhor horário de sua rotina, após o pagamento da mesma.

“Dentro da dupla de paciente e terapeuta, vai haver uma construção da dinâmica da psicoterapia. Para tanto, é necessário que o indivíduo compreenda que a câmera está fazendo uma conexão e não o afastando do profissional. Pelo contrário, ela está à serviço dessa relação, ao disponibilizar um atendimento que também tem como objetivo a cura psíquica. Assim como nas sessões presenciais, a terapia online vai ser um processo de fala e escuta. O psicoterapeuta ajudará a dar significados às questões trazidas e a organizar o mundo interno do sujeito. O silêncio, que pode ser angustiante tanto na clínica presencial como na online, deve ser respeitado e trabalhado”, levanta Gabriela Armond, psicóloga, psicoterapeuta e responsável técnica do Psicologia24hs.

De acordo com a especialista, neste modelo de atendimento, há alguns cuidados que garantem uma boa consulta, assim como resultados significativos:

– A plataforma: deve ser autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, como é o caso do Psicologia24hs. Nosso sistema passou por um rígido controle de qualidade, têm os dados criptografados e garante a confidencialidade das informações, diferentemente de aplicativos como Whatsapp, Skype ou Facetime.

– O profissional: ao escolher o seu terapeuta, certifique-se de que ele possui registro profissional no Conselho Regional de Psicologia. No Psicologia24hs, somos rigorosos em escolher os psicólogos que fazem parte da nossa equipe, por isso, não se preocupe: todos estão habilitados para realizar o seu atendimento.

– O meio: para a segurança do paciente, sugerimos que evitem locais e computadores públicos, como de cafés, coworking, shopping ou bibliotecas. É indicado usar um computador próprio ou celular pessoal, sempre após checar o bom funcionamento do áudio e da câmera, meios indispensáveis para a troca de informações durante a terapia.

– A internet: para garantir que a videoconferência ocorra sem interrupções – o que afetaria a qualidade da terapia, é fundamental ter um bom sinal de internet, seja 3G, 4G ou, preferencialmente, de uma rede de WiFi.

– O local: exatamente no horário agendado, busque estar em um ambiente tranquilo e privativo, evitando interrupções e se sentindo à vontade para abordar qualquer tema que surgir durante a sessão.

“É muito interessante pois, com certa frequência, eu atendo pacientes que fazem a sessão do carro, porque é em um horário vago em meio à sua agenda de trabalho, ou durante uma viagem, e este é um local que eles podem trancar as portas, estacionar em um lugar seguro e silencioso para conseguir fazer a terapia. Então, desde que haja um bom sinal de internet, o indivíduo pode se conectar ao profissional com muita facilidade, de onde ele estiver.

Enquanto isso, há pessoas que fazem a psicoterapia do seu quarto, em casa, mas o tempo todo entra alguém durante a sessão. Desse modo, vai atrapalhar o processo. É preciso que haja um comprometimento do indivíduo com a terapia e que os pré-requisitos para se formar o setting terapêutico sejam respeitados”, salienta Gabriela.

Quais são os benefícios da terapia online

Mais que vantagens, para o time do Psicologia24hs, os itens abaixo são facilidades, que dão suporte para um bom tratamento:

  1. Conforto: por conta da internet, você pode ser atendido onde estiver, de qualquer lugar do mundo.
  2. Agilidade: com base na flexibilidade da agenda de nossos profissionais, é possível que você escolha o melhor horário para sua terapia, de acordo com a sua rotina, seja de manhã, à tarde, à noite e, até mesmo, aos finais de semana.
  3. Confiança: além de nossa garantia em selecionarmos especialistas gabaritados e capacitados para o atendimento online, damos a oportunidade de você selecionar um psicólogo de nossa equipe de acordo com o perfil do profissional que mais se identificar.
  4. Ganhe tempo: Não se preocupe com trânsito, estacionamento, com o clima ou com a espera na recepção. Seja atendido pontualmente no horário agendado.
  5. Custo-benefício: esta é uma vantagem e tanto, uma vez que você pode ter acesso a todos os itens levantados acima, por um valor acessível e que você já terá conhecimento antes mesmo da consulta.

Cadastre-se no Psicologia24hs!

“Na busca pelo alívio do sofrimento, muitas vezes, diante da resistência de se fazer terapia ou da dificuldade em sair de casa e procurar um profissional – seja por motivos de problemas de locomoção, falta de tempo ou por fatores sintomáticos, a plataforma online traz essa facilidade de você contatar um psicólogo sem ter que sair daquele ambiente.

Além disso, analisando os hábitos da geração que nós vivemos, as relações cada vez mais estão sendo atravessadas por uma tela, pela distância física e mediadas pela internet. Então, a psicologia também está inserida nesse meio, o que é muito importante.

Por exemplo, o brasileiro que mora fora do país encontra, agora, a possibilidade de ser atendido por um psicólogo que fala a sua língua materna, o que garante que o indivíduo possa falar tudo aquilo que lhe vem sem ter que ser preocupar em traduzir e se ver preso pela linguagem.

Ou, o seu terapeuta mudou de cidade e você não quer abrir mão de fazer terapia com ele. Há, ainda, o paciente que precisa ser atendido durante uma viagem. Independentemente das circunstâncias do sujeito, o que nos importa é a escuta do seu sofrimento e a melhora de sua dor. Tal como a psicologia saiu dos consultórios e chegou nas instituições, empresas e escolas, agora também chegou na internet”, conclui Gabriela Armond.

Conheça mais sobre a nossa plataforma

Agora, o apoio de um psicólogo, para você ou alguém próximo, está a poucos cliques. No Psicologia24hs, disponibilizamos o acesso a um time de psicólogos online dispostos a atuar na solução de conflitos, com o conforto de receber o acolhimento profissional onde o paciente estiver. Realize a terapia online e converse com psicólogos habilitados neste tipo de atendimento. Acesse o Psicologia24hs, faça seu cadastro e busque pelo profissional que será capaz de te ajudar a solucionar o que está te incomodando nesse momento.

 

Deixe uma resposta